quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Participantes das oficinas publicam os primeiros textos no blog


No dia 6 de outubro, os alunos da E.E Francisco Duarte participaram da oficina de texto para web, orientada pelo universitário Marcos Smania do 3º ano de jornalismo na FEMA.

Foram abordados na atividade os gêneros jornalísticos e as técnicas que podem ser utilizadas na construção da notícia. Os participantes colocaram os conhecimentos em prática fazendo entrevistas uns com os outros, produzindo fotografias também para complementar o texto. O tema do próximo encontro é produção de reportagem.



Confira o material produzido na oficina!

Beatriz Cagiano estuda na 7ª A
Texto: Beatriz Comote
           Sua matéria preferida é matemática e não é muito fã de Ciências. Gosta dos professores Alceu Sergio, Iziz e a Nilma. Pretende ser professora e acredita que, para a escola ser melhor, os alunos e professores deveriam ter mais respeito.

O trabalho que mais se orgulha ter feito na escola foi o teatro, que apresentaram na cidade de Ourinhos-sp.

Decidiu participar das oficinas porque sempre gostou de mexer no computador e adora fazer pesquisas. “Acho que o blog pode ser um incentivo para a escola e melhorar o aprendizado. Entrevistaria os professores para saber o que eles acham, e o que o blog mudaria nela”, conta.


Thayná é aluna do 2º ano do ensino médio
Texto: Beatriz Cagiano 


A matéria que mais gosta é português, com a professora Eleni. Seu esporte favorito é vôlei, o teatro foi uma das atividades que ela mais gostou de participar na escola. Se ela fosse melhorar algo, seria o respeito entre os colegas.

Quando terminar o colegial pretende ser jornalista, e decidiu participar do blog para aprender mais sobre os meios de comunicação. “Eu me interesso pela leitura e escrita que é um começo para a carreira”. Para o blog pretende estimular o respeito entre os alunos, “O incentivo a leitura seria algo bacana para postar”, diz Thayná.

Beatriz Comote estuda na 7ªA,
Texto: Marcos Smania
Gosta de matemática e internet, “faço pesquisas, mexo no Orkut e jogo on line. Pretende seguir a carreira de fisioterapeuta, “conheci a profissão quando visitei uma clinica com uma amiga, a tia dela trabalhava lá”, relata.
            Para a disciplina de artes elaborou uma coreografia com as suas amigas, “foi a atividade que mais gostei de fazer”.
            Ela acredita que o ensino oferecido na escola deve ser um dos principais assuntos do blog. “Quero entrevistar alunos e professores para saber o que eles pensam da internet”.

Marcos Smania é estudante do 3º ano de Jornalismo na FEMA
            Texto: Thayná Lie
Formou-se na E.E Martim Afonso, na cidade de São Vicente-SP.  Sua matéria preferida quando estava no ensino médio era filosofia. Com o término de seus estudos, decidiu procurar uma faculdade para aprimorar seus conhecimentos e ter um início na carreira profissional.  A princípio, ficou em dúvida entre Psicologia, Publicidade e Jornalismo.
Decidiu seguir a carreira de jornalismo pelas possibilidades de trabalho, além de gostar muito de ler e escrever, o que ajudou nessa escolha.
Pela possibilidade de ter uma bolsa na faculdade em que estuda, decidiu desenvolver o projeto blog da escola. A comunidade na Web, na E.E Francisco Duarte.  O objetivo das oficinas é incentivar os alunos a olharem a mídia de forma crítica e possibilitar que a escola seja uma fonte de informação relevante em Ibirarema.
O que aprendeu de mais importante no jornalismo foi respeitar as pessoas da maneira que elas são, “gosto muito da profissão que escolhi, tenho um grande interesse pela pesquisa cientifica em comunicação”.


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial