Homenagem aos professores e um convite a reflexão
No sábado, 15 de outubro, foi comemorado o dia dos professores. Falando da sua origem, diversos relatos podem ser encontrados a respeito de como a data surgiu.
Em 1827, D.Pedro I decretou que toda vila, cidade ou lugarejo, criasse as primeiras escolas primárias do país - foram as chamadas “Escolas de Primeiras letras”. Somente em 1947 ocorreu a primeira comemoração dedicada ao Professor. Em 13 de outubro de 1948, o estado de São Paulo foi pioneiro ao aprovar a lei instituindo o feriado escolar. Mas só em 1963 é que João Goulart viria a assinar o decreto nacional. (Fonte: http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-do-professor/ www.mundojovem.com.br/datas-comemorativas/professor/historico-professor.php)
Em homenagem à data, Thayna Lie, aluna da 2º ano do ensino médio, entrevistou a professora de inglês e leitura, Adélia Boleti. Leia a matéria:
Colcha de Retalhos
"As recompensas são maiores quando somos reconhecidos pelo trabalho em sala de aula, tanto por alunos, quanto professores", Adélia Boleti.
Adélia Boleti é professora de inglês e leitura no E.E Francisco Duarte. Começou a ministrar as aulas na escola no ano de 2009. “Tornei-me professora através do interesse que tinha pelo curso de jornalismo, e por conta disso, resolvi que antes aprenderia Língua Portuguesa”, conta a professora formada em Letras pela FIO (Faculdades Integradas de Ourinhos).
Após a graduação passou a lecionar e seguiu com a profissão, “um desafio que enfrento no meu dia a dia enquanto professora, é a falta de estímulo que os alunos têm. Porém as recompensas são maiores, ao vê-los progredindo”, ressalta.
"Minha experiência mais gratificante ainda está por acontecer, uma vez que procuro sempre melhorar o que faço". |
Tendo em vista esse desestímulo dos alunos em relação ao estudos, Adélia busca maneiras alternativas de despertar o interesse dos estudantes. Através da atividade "Colcha de Retalhos", a professora estimulou a leitura de grandes nomes da Literatura como Monteiro Lobato e Érico Veríssimo. “Foi uma experiência diferente, onde vi o envolvimento de todos. Isso foi muito bom”, comenta satisfeita a professora.
Para desenvolver o trabalho, Adélia escolheu os livros "Reinações de Narizinho", de Monteiro Lobato, que foi trabalhado com a 5ª série, e "Olhai os lírios do Campo", de Érico Veríssimo, para a 8ª série. Os capítulos foram divididos entre os estudantes, que após uma leitura atenta, produziram desenhos em pedaços de tecidos e construíram uma verdadeira "Colcha de Retalhos".
1 Comentários:
Que linda iniciativa, espero q todos os professores desta instituição de ensino, tenho o mesmo proposito, pois é muito dificil encontrar professores que, tenham o mesmo empenho ..e parabens tbm ao Marcos criador do Blog....
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial